Hugo realiza primeira captação de órgãos de 2026 em Goiás
Doação de múltiplos órgãos beneficiará pacientes em Goiás, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Postado em 06/01/2026
O Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemir Cruz (Hugo) realizou neste domingo (4/1) a primeira captação de órgãos de 2026 no Estado. Foram doados coração, fígado, rins, córneas e pâncreas, que beneficiarão cerca de oito pacientes nos estados de Goiás, São Paulo e Mato Grosso do Sul. A operação mobilizou cerca de 30 profissionais, em uma atuação conjunta entre a equipe médico-assistencial do Hugo, o Corpo de Bombeiros e a Força Aérea Brasileira (FAB).
A saída dos órgãos foi marcada por uma salva de palmas de profissionais da unidade, em reconhecimento ao gesto de solidariedade da família do doador e ao trabalho integrado das equipes envolvidas. O fígado, destinado ao Mato Grosso do Sul, e o coração, que seguiu para São Paulo, foram transportados por ambulâncias do Corpo de Bombeiros até o hangar do Governo de Goiás. De lá, o fígado foi levado em aeronave da FAB e o coração seguiu em avião particular, em parceria com o projeto TransplantAR, garantindo agilidade para a realização dos transplantes.
A diretora médica da unidade, Fabiana Rolla, destacou a complexidade do procedimento e o empenho das equipes. “A captação de um coração em condições adequadas para transplante é um processo raro e desafiador. Com o apoio da família do doador e o trabalho integrado dos profissionais, foi possível captar não apenas o coração, mas outros órgãos de forma segura e eficiente”, afirmou.
Fabiana também ressaltou a importância da parceria com as forças de segurança e o significado do gesto. “A doação de órgãos é um ato de amor e solidariedade de uma família que enfrenta um momento de profunda dor, mas que, por meio dessa decisão, possibilita salvar e transformar várias vidas”, completou.
Em 2025, o hospital registrou o consentimento de 43 famílias para a doação de múltiplos órgãos e tecidos, beneficiando mais de 110 pessoas. Os números consolidam a unidade como referência estadual em captação de órgãos e tecidos para transplantes. O recorde do ano passado ocorreu no mês de agosto, com nove captações, refletindo o engajamento das equipes e a crescente conscientização da sociedade sobre a importância da doação de órgãos.
Foto: Hugo
Secretaria da Saúde – Governo de Goiás
Recomendado para você

Empresário Catalano Flavio Azevedo Lança Campanha de Cashback para Impulsionar o Comércio da Cidade
Iniciativa é da empresa Sunmeet Energia Solar, especializada em soluções sustentáveis, em parceria com comércios da cidade.
Portal Autos pronto para anunciar o seu veículo
Faça o seu cadastro e venda os seus veículos no Portal Autos. Confira aqui os veículos que estão à venda em Catalão.
Guia Catalão dá mais visibilidade e resultado ao seu negócio
Aumente seus leads e obtenha mais cliente para o seu negócio. O Guia Catalão veio para trazer visibilidade para empresas, marcas e instituições de todos os níveis, pequena, média e grande.
8 Motivos para investir em Tráfego Pago
Todo esse patrocinado chega nas redes, realizado por uma Gestão de Tráfego Pago que dá resultados reais para a empresa que coloca como estratégia de venda e também no marketing.
Mais sobre Goias
CatalãoCatalão07/01/2026Festival de Verão celebra conquistas e abre um novo ciclo de alegria em Catalão
O Festival de Verão é isso: música, alegria e a certeza de que Catalão segue firme, confiante e preparada para viver um ano ainda melhor.Postado em 07/01/2026
CatalãoCatalão07/01/2026Vem aí a Feira Raízes da Terra: Comunidades Unidas Cultivando Histórias
A Feira Raízes da Terra nasce do protagonismo das comunidades rurais de Catalão.Postado em 07/01/2026
GoiasGoias07/01/2026Goiás Inicia 2026 com "Superonda" de Concursos: Milhares de Vagas e Salários de até R$ 32 Mil
O ano de 2026 começa com um cenário de ouro para os concurseiros em Goiás.Postado em 07/01/2026
GoiasGoias07/01/2026Batalhão Ambiental intensifica fiscalização durante período da piracema em Goiás
PMGO reforça a presença em rios e lagos do estado para coibir a pesca predatória e conscientizar a população sobre a importância de respeitar o período de reprodução dos peixes.Postado em 07/01/2026
CatalãoCatalão07/01/2026Prefeitura de Catalão intensifica ações de saúde com as campanhas Janeiro Branco e Janeiro Roxo
A Prefeitura de Catalão inicia o ano de 2026 com um cronograma intensificado de conscientização e assistência à população.Postado em 07/01/2026





