Etapa do MotoGP será realizada em Goiânia em 22 de março de 2026
Principal competição de motovelocidade do mundo retorno a Goiás após 37 anos. Governador Ronaldo Caiado vistoriou obras do Autódromo, nesta quinta (24/7)
Postado em 24/07/2025
O Governo de Goiás, em parceria com a MotoGP, anunciou, nesta quinta-feira (24/7), o calendário para a temporada de 2026 da competição, realizada no Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna. Entre os dias 20 e 22 de março, os principais pilotos e as motocicletas mais velozes do mundo estarão na capital, em um evento histórico para o esporte a motor brasileiro. O governador Ronaldo Caiado destacou que Goiás será o único local de toda a América Latina a sediar uma etapa da competição. “Em março, teremos em Goiânia esse grande evento, tão aguardado por todo o país. Vamos receber milhares de pessoas apaixonadas pela MotoGP”, garantiu.
O gestor goiano acompanhou de perto o andamento das obras do Autódromo. Desde janeiro, o local está passando por intervenções para receber a competição de motovelocidade. A última corrida da categoria em solo goiano foi disputada em 1989 e retorna após 37 anos, graças aos esforços do Governo de Goiás em adequar as instalações do autódromo para garantir o sucesso do evento. “Nosso autódromo está ficando uma maravilha”, enalteceu Caiado.
As obras na pista iniciaram nas áreas de escape do circuito, incluindo muretas de contenção, guardrails e barreiras de pneus, visando proporcionar segurança máxima aos pilotos. A camada asfáltica do circuito será totalmente trocada, enquanto a reta principal terá alargamento de cerca de um metro e as áreas de escape de caixas de brita também serão ampliadas. Antes disso, ainda em janeiro, as obras nas áreas dos boxes, camarotes, prédio administrativo, torre de controle e centro médico foram iniciadas.
“Estamos utilizando materiais de maior durabilidade para competições”, ressaltou o arquiteto Carlos Wieck, da Motor Sport, responsável pelo projeto, ao detalhar o andamento da obra. “Já frisamos toda a pista para depois aplicar a camada do novo pavimento e já realizamos toda a terraplanagem para a implementação das caixas de brita”, concluiu.
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, lembrou que a praça esportiva será homologada pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM) e pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA). “O autódromo de Goiânia poderá receber qualquer competição internacional, tanto de motos, quanto de carros”, explicou. Já o gerente do autódromo, Roberto Boettcher, comentou que voltar a receber a competição internacional é um sonho realizado. “Estamos ganhando um novo autódromo. Tudo que é de melhor está sendo feito e será um dos melhores do mundo”, afirmou.
Impacto econômico
Um estudo feito pelo Instituto Mauro Borges (IMB), indica que a realização do evento vai movimentar a economia goiana em cerca de R$ 1 bilhão. A expectativa é que sejam gerados ao menos 4 mil empregos, além de aquecer toda a cadeia de negócios em torno da corrida, o chamado trade turístico. A projeção aponta que o evento deve atrair mais de 150 mil pessoas, sendo 12% do exterior e 32% de outros estados, impactando principalmente os setores de transporte, hotelaria, comércio de produtos alimentícios e bebidas, e atividades de publicidade, televisão e cinematografia.
Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás
Recomendado para você
Portal Autos pronto para anunciar o seu veículo
Faça o seu cadastro e venda os seus veículos no Portal Autos. Confira aqui os veículos que estão à venda em Catalão.Guia Catalão dá mais visibilidade e resultado ao seu negócio
Aumente seus leads e obtenha mais cliente para o seu negócio. O Guia Catalão veio para trazer visibilidade para empresas, marcas e instituições de todos os níveis, pequena, média e grande.8 Motivos para investir em Tráfego Pago
Todo esse patrocinado chega nas redes, realizado por uma Gestão de Tráfego Pago que dá resultados reais para a empresa que coloca como estratégia de venda e também no marketing.
Mais sobre Goias
- GoiasGoias25/07/2025
De Noronha à Itália: veja destinos postados por estudante de medicina que teve bolsa suspensa após declarar baixa renda e ostentar viagens.
No Brasil, a jovem também visitou destinos turísticos famosos. Os vídeos chegaram ao Tribunal de Justiça de Goiás, que suspendeu uma liminar que havia dado em favor da jovem.Postado em 25/07/2025 - GoiasGoias25/07/2025
Motorista sob efeito de anfetamina foge da PRF e tomba caminhão na BR-153
Caminhoneiro fugiu em zigue-zague e na contramão por mais de 100 quilômetros.Postado em 25/07/2025 - CatalãoCatalão25/07/2025
Sine de Catalão com 248 vagas de emprego disponíveis!
Oportunidade para quem está em busca de uma colocação no mercado de trabalho! Nesta sexta-feira (25/07), o Sine de Catalão divulgou 248 vagas de emprego em diversas áreas.Postado em 25/07/2025 - RegiãoRegião25/07/2025
CPE no combate ao furto em fazenda.
Após o furto de 1.200 kg de grãos de café, avaliados em R$ 44 mil, na Fazenda Copacabana (Campo Alegre de Goiás), a CPE entrou em ação e desvendou o crime!Postado em 25/07/2025 - GoiasGoias24/07/2025
Motorista cochila, carro capota e grávida morre a caminho de velório na GO-174, em Goiás
A família saiu de São Paulo e seguia para um velório em Iporá, interior de Goiás.Postado em 24/07/2025