Fazenda em Santa Helena de Goiás é alvo de investigação após morte de 80 bois por abandono

Polícia Civil apura crime de maus-tratos; gado morreu de fome e sede em propriedade com pasto degradado e sem alimentação adequada.

Postado em 23/07/2025
Fazenda em Santa Helena de Goiás é alvo de investigação após morte de 80 bois por abandono
Avatar
Por Síbylle MachadoComercial

Cerca de 80 bois foram encontrados mortos por inanição e desidratação em uma fazenda localizada em Santa Helena de Goiás. A Polícia Civil investiga o caso como crime de maus-tratos, após identificar uma situação de abandono extremo e negligência no manejo do rebanho.

 

No local, agentes se depararam com carcaças espalhadas por diversos pontos da propriedade, inclusive em áreas de nascente. Dos mais de 300 bovinos mantidos na fazenda, muitos apresentavam sinais avançados de desnutrição. A pastagem estava completamente degradada e os animais sobreviventes recebiam apenas palha de milho, que não supre suas necessidades nutricionais.

 

Segundo o delegado Luziano de Carvalho, o responsável direto pelo cuidado dos animais era um caseiro, que alegou não ter recursos para alimentar todos os bois. Além disso, o sal mineral fornecido era inadequado e insuficiente. Parte da fazenda, que tem 350 hectares, está arrendada para lavoura, o que reduziu a área destinada ao pasto.

 

A denúncia foi feita à Agrodefesa, que acionou a Polícia Civil e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente. As autoridades iniciaram uma investigação formal. A dona da fazenda já foi intimada para prestar depoimento, mas seu nome, assim como o do caseiro, não foi divulgado.

Se confirmada a negligência, ela pode ser responsabilizada criminalmente e multada em até R$ 3 mil por animal, totalizando uma possível penalidade superior a R$ 900 mil.

 

 

Fonte: ohoje