Goiás inicia última campanha obrigatória contra raiva em herbívoros em 119 municípios
Produtores têm de 1º de maio a 15 de junho para vacinar bovinos, bubalinos, equídeos, caprinos e ovinos nas regiões de alto risco. A partir de julho, imunização será estratégica
Postado em 23/04/2025
O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), informa que tem início no dia 1º de maio o prazo para efetuar a declaração de rebanho e a última campanha de vacinação obrigatória contra a raiva de herbívoros no Estado. Até o dia 15 de junho deste ano, devem ser imunizados animais de todas as idades das espécies bovina, bubalina, equídea (equina, muar e asinina), caprina e ovina nos 119 municípios classificados como de alto risco para a doença.
A vacinação atende a diretrizes da Portaria nº 246/2025, publicada pela Agrodefesa, e será a última com caráter obrigatório. A partir de julho deste ano, a imunização passa a ter caráter estratégico, conforme definido pela Instrução Normativa nº 01/2025. Nessa nova fase, a imunização será exigida apenas em propriedades com foco confirmado da doença e recomendada em áreas perifocais, num raio de até 12 quilômetros a partir do foco.
O presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, enfatiza que a mudança segue uma tendência nacional de regionalização das ações de combate à raiva, com foco em áreas com ocorrência efetiva da doença. “No entanto, é importante ressaltar que nesta última etapa, todos os produtores dos 119 municípios considerados de alto risco ainda devem vacinar seus animais. O descumprimento pode acarretar sanções e restrições na emissão de guias de trânsito animal”, explica.
Ele reforça ainda que a vacinação continua sendo a principal forma de evitar surtos da doença, associada ao controle da população de morcegos hematófagos, principais transmissores do vírus. “A raiva é uma zoonose grave, com alta letalidade. A imunização dos rebanhos pode ser realizada independentemente da obrigatoriedade, isso evita prejuízos sanitários, econômicos e protege também a saúde humana”, destaca.
Adesão
Na etapa da campanha de vacinação realizada em novembro e dezembro do ano passado, a cobertura vacinal no Estado atingiu 99,15% dos animais declarados junto à Agrodefesa, totalizando cerca de 2,5 milhões de bovinos e bubalinos vacinados entre 0 e 12 meses de idade. “Sempre ficamos muito satisfeito com a adesão às nossas campanhas, que chegam a quase 100% dos animais. Isso mostra o compromisso dos nossos pecuaristas com a sanidade do rebanho”, ressalta José Ricardo Caixeta Ramos.
As vacinas contra a raiva dos herbívoros devem ser adquiridas nas revendas cadastradas junto à Agrodefesa entre os dias 29 de abril e 15 de junho. As revendas são responsáveis por manter o controle informatizado de entrada e saída dos imunizantes pelo Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás (Sidago), além de garantir o armazenamento adequado e a refrigeração dos produtos.
Declaração obrigatória
Paralelamente à campanha de vacinação, começa também em 1º de maio o prazo para a declaração obrigatória de rebanho por parte dos produtores rurais. O período segue até 30 de junho, conforme a Portaria nº 246/2025, e abrange todas as propriedades dos 246 municípios goianos. A declaração deve ser feita pelo Sidago, com uso de login e senha do responsável legal pela propriedade. Devem ser informadas a quantidade de animais, mortes, nascimentos e qualquer outra alteração no rebanho.
Em caso de dúvidas sobre vacinação ou declaração de rebanho, os pecuaristas podem buscar assistência nas unidades locais da Agência ou entrar em contato pelo 0800 646 1122.
Fotos: Enio Tavares e Agrodefesa
Agência Goiana de Defesa Agropecuária - Governo de Goiás
Recomendado para você

Empresário Catalano Flavio Azevedo Lança Campanha de Cashback para Impulsionar o Comércio da Cidade
Iniciativa é da empresa Sunmeet Energia Solar, especializada em soluções sustentáveis, em parceria com comércios da cidade.
Portal Autos pronto para anunciar o seu veículo
Faça o seu cadastro e venda os seus veículos no Portal Autos. Confira aqui os veículos que estão à venda em Catalão.
Guia Catalão dá mais visibilidade e resultado ao seu negócio
Aumente seus leads e obtenha mais cliente para o seu negócio. O Guia Catalão veio para trazer visibilidade para empresas, marcas e instituições de todos os níveis, pequena, média e grande.
8 Motivos para investir em Tráfego Pago
Todo esse patrocinado chega nas redes, realizado por uma Gestão de Tráfego Pago que dá resultados reais para a empresa que coloca como estratégia de venda e também no marketing.
Mais sobre Goias
CatalãoCatalão12/12/2025CMOC Brasil é reconhecida nacionalmente com o Selo ODS Brasil 2025 por avanços expressivos em sustentabilidade.
Certificação destaca liderança da empresa na redução das desigualdades e sua contribuição sistêmica para o desenvolvimento dos territórios onde atua.Postado em 12/12/2025
RegiãoRegião12/12/2025GOL anuncia voo direto entre Uberlândia e Rio de Janeiro a partir de maio de 2026
GOL amplia malha aérea e inclui voo inédito entre Uberlândia e o Galeão, com duração de 1h25.Postado em 12/12/2025
GoiasGoias12/12/2025Governo de Goiás amplia campanha de vacinação contra bronquiolite em gestantes.
Estado reforça articulação com associações médicas para aumentar a cobertura vacinal e proteger recém-nascidos das formas graves da doença.Postado em 12/12/2025
CatalãoCatalão12/12/2025Pista da BR-050 será interditada para obras de drenagem em Catalão.
Intervenção começa nesta sexta-feira (12) e deve durar cerca de uma semana; tráfego será desviado para a via marginal.Postado em 12/12/2025
CatalãoCatalão12/12/2025Homem é baleado durante a madrugada no Setor Marconi, em Catalão.
Vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada à Santa Casa; polícia investiga motivação e autoria do crime.Postado em 12/12/2025





