Governo de Goiás reforça chamado para vacinação contra HPV
Faixa etária preconizada para a imunização é de 9 a 14 anos, mas Goiás ampliou benefício para adolescentes de 15 a 19 anos até o dia 30 de junho. Saúde orienta municípios a ampliar estratégias.
Postado em 27/05/2025
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), reforça o alerta para que pais, responsáveis e jovens busquem as salas de vacina em todo o estado e recebam a imunização contra o HPV (Papilomavírus Humano). Além da faixa preconizada de 9 a 14 anos, desde 1º de abril a vacina também está disponível para o público de 15 a 19 anos. A procura, no entanto, está abaixo do esperado.
Do público estimado de cerca de 248 mil jovens de 15 a 19 anos, apenas mil pessoas se vacinaram contra o HPV até o momento. Na faixa etária preconizada de 9 a 14 anos, a cobertura vacinal está em 68,06% de cobertura para mulheres e 56,19% para homens.
A ação, que segue até o dia 30 de junho de 2025, tem como objetivo proteger quem não recebeu a dose na idade recomendada (de 9 a 14 anos) e reduzir os riscos de cânceres associados ao vírus, como o de colo do útero, pênis, boca e ânus. O HPV é responsável por 99% dos casos de câncer de colo do útero, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca) — dados de 2024 sujeitos a alteração. Após essa data, a vacina volta a ser exclusiva para crianças e jovens de 9 a 14 anos.
Cobertura
A cobertura vacinal em Goiás ainda está abaixo do ideal. Em 2023, a taxa foi de 75,18% para mulheres e 55,05% para homens. Em 2024, houve um avanço, com 80,77% das mulheres e 67,15% dos homens imunizados. Os dados de 2025 ainda são preliminares, mas mostram 68,06% de cobertura para mulheres e 56,19% para homens. A ampliação da faixa etária é uma estratégia para aumentar a proteção e reduzir a vulnerabilidade de adolescentes que não se vacinaram na idade correta.
De acordo com dados da Coordenação de Oncologia da SES-GO, em 2022 foram registrados 868 casos e 238 óbitos por câncer de colo de útero no estado. Em 2023, os números subiram para 935 casos e 249 mortes, enquanto em 2024 foram contabilizados 595 casos e 242 óbitos. De acordo com o Inca, a infecção persistente pelo HPV é responsável por 99% dos casos de câncer do colo do útero.
A SES orienta que os municípios ampliem as estratégias de vacinação, realizando, por exemplo, vacinação nas escolas, criação de horários alternativos para o funcionamento das salas de vacinas e busca ativa de não vacinados. O Ministério da Saúde disponibiliza recursos para que os municípios trabalhem a vacinação nas escolas.
A vacina contra o HPV é segura, eficaz e está disponível gratuitamente no SUS. Desde 2023, o esquema vacinal é de dose única, o que facilita a adesão. A vacina é a principal forma de prevenir não apenas o câncer do colo do útero, mas também outras doenças causadas pelo vírus. A Gerente de Imunização da SES-GO, Joice Dorneles, alerta para a existência de campanhas de desinformação sobre a vacina. “O HPV causa câncer e pode matar, mas temos vacina gratuita no sistema de saúde e agora está disponível também para os jovens de 15 a 19 anos. Não acreditem em informações falsas sobre a vacina, ela é segura. O que mata é a doença”, afirma.
Saiba mais
* O HPV causa uma infecção sexualmente transmissível (IST) que pode ser assintomática, mas capaz de causar lesões que evoluem para câncer.
* A transmissão ocorre principalmente por relações sexuais desprotegidas, mas também pode acontecer por contato direto com a pele ou mucosas infectadas.
* Para se vacinar, basta comparecer a uma unidade de saúde com a caderneta de vacinação e um documento de identidade.
* A SES/GO reforça que a prevenção é o melhor caminho para reduzir os casos e óbitos por câncer do colo do útero e outras doenças associadas ao HPV.
* Outras informações estão disponíveis em https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/gestor-e-profissional-de-saude/controle-do-cancer-do-colo-do-utero/fatores-de-risco.
Recomendado para você

Empresário Catalano Flavio Azevedo Lança Campanha de Cashback para Impulsionar o Comércio da Cidade
Iniciativa é da empresa Sunmeet Energia Solar, especializada em soluções sustentáveis, em parceria com comércios da cidade.
Portal Autos pronto para anunciar o seu veículo
Faça o seu cadastro e venda os seus veículos no Portal Autos. Confira aqui os veículos que estão à venda em Catalão.
Guia Catalão dá mais visibilidade e resultado ao seu negócio
Aumente seus leads e obtenha mais cliente para o seu negócio. O Guia Catalão veio para trazer visibilidade para empresas, marcas e instituições de todos os níveis, pequena, média e grande.
8 Motivos para investir em Tráfego Pago
Todo esse patrocinado chega nas redes, realizado por uma Gestão de Tráfego Pago que dá resultados reais para a empresa que coloca como estratégia de venda e também no marketing.
Mais sobre Goias
CatalãoCatalão12/12/2025CMOC Brasil é reconhecida nacionalmente com o Selo ODS Brasil 2025 por avanços expressivos em sustentabilidade.
Certificação destaca liderança da empresa na redução das desigualdades e sua contribuição sistêmica para o desenvolvimento dos territórios onde atua.Postado em 12/12/2025
RegiãoRegião12/12/2025GOL anuncia voo direto entre Uberlândia e Rio de Janeiro a partir de maio de 2026
GOL amplia malha aérea e inclui voo inédito entre Uberlândia e o Galeão, com duração de 1h25.Postado em 12/12/2025
GoiasGoias12/12/2025Governo de Goiás amplia campanha de vacinação contra bronquiolite em gestantes.
Estado reforça articulação com associações médicas para aumentar a cobertura vacinal e proteger recém-nascidos das formas graves da doença.Postado em 12/12/2025
CatalãoCatalão12/12/2025Pista da BR-050 será interditada para obras de drenagem em Catalão.
Intervenção começa nesta sexta-feira (12) e deve durar cerca de uma semana; tráfego será desviado para a via marginal.Postado em 12/12/2025
CatalãoCatalão12/12/2025Homem é baleado durante a madrugada no Setor Marconi, em Catalão.
Vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada à Santa Casa; polícia investiga motivação e autoria do crime.Postado em 12/12/2025





