Passagens de fauna permitem travessia segura de animais silvestres na BR-050

Desde 2020, concessionária Eco050 já implantou 16 dispositivos, que promoveram redução de 13% no número de acidentes no último ano

Postado em 27/12/2024
Passagens de fauna permitem travessia segura de animais silvestres na BR-050
Imagem: EcoRodovias/Eco050
Avatar
Por Luciana VenturaJornalista

Dispositivos de drenagem têm como função principal permitir o escoamento das águas das chuvas, mas na BR-050 eles também podem ter outra finalidade: ajudar na travessia segura de animais silvestres.

Para promover maior proteção à fauna do cerrado e evitar a ocorrência de acidentes na rodovia, a concessionária Eco050 adaptou algumas dessas estruturas para que servissem de passagens de fauna, como são chamados corredores de acesso para uso da vida selvagem.

Desde 2020, já foram implementadas 16 passagens, todas no lado goiano da concessão.

Além de dispositivos de drenagem, a Eco050 também adequou os vãos de alguns viadutos ou pontes para que fossem utilizados como corredores.

Segundo explica a coordenadora de Sustentabilidade da Eco050, Daniela Almeida, o objetivo é criar ambientes seguros para que os animais possam se deslocar sem que precisem atravessar a pista, diminuindo assim os riscos de acidentes.

Para isso, as passagens são projetadas de forma a oferecerem condições atrativas para diferentes espécies, com integração com a vegetação nativa, supressão de ruídos do tráfego e espaço amplo e confortável para deslocamento de animais de variados portes.

“Nossas passagens de fauna são instaladas em pontos mapeados com alta movimentação de animais. A cada três meses, fazemos um monitoramento com câmeras para medir o uso dessas passagens e a necessidade de adaptações e melhorias. Nesses monitoramentos, já detectamos exemplares de mais de 17 espécies, tanto típicas do cerrado, como paca, tatus e tamanduás, quanto exóticas para a região, como javalis”, afirma a coordenadora.

A adesão às passagens também é comprovada por números.

Entre 2023 e 2022, por exemplo, a concessionária registrou redução de 13% no total de atropelamento de animais silvestres nos locais onde foram implementados os dispositivos.

Essa queda foi um dos parâmetros avaliados pelo Índice de Desempenho Ambiental (IDA), elaborado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que apontou a Eco050 como a concessionária federal mais sustentável do País. 

“As passagens de fauna são uma das várias iniciativas da concessionária para preservar a fauna e diminuir ocorrências envolvendo animais silvestres. Além de parcerias com instituições de ensino, que recebem e tratam animais encontrados feridos na rodovia, também temos investido na conscientização de usuários, por meio de campanhas educativas e da implantação de sinalização específica”, afirma Daniela Almeida.

 

Fonte: EcoRodovias/Eco050

Mais sobre Goias