Primeiro emprego: Goiás contrata mais 1,1 mil jovens do Aprendiz do Futuro

As vagas são para atuação em órgãos públicos com jornada de meio período. O pagamento é de meio salário mínimo, além do vale-alimentação, vale-transporte, seguro de vida, férias e 13°.

Postado em 03/04/2024
Primeiro emprego: Goiás contrata mais 1,1 mil jovens do Aprendiz do Futuro
Reprodução A Redação
Avatar
Por GabrielleEditora chefe e Jornalista

Mais 1,1 mil adolescentes passam a integrar o programa Aprendiz do Futuro em Goiás. A contratação do grupo foi anunciada pelo governador Ronaldo Caiado na tarde desta terça-feira (2/4), durante cerimônia no Teatro Rio Vermelho, em Goiânia. “Nada me sensibiliza mais do que poder promover eventos como esse, que tem tudo a ver com o que nós sonhamos para o nosso querido Estado de Goiás”, ressaltou Caiado. 

As vagas são para atuação em órgãos públicos com jornada de meio período. O pagamento é de meio salário mínimo, além do vale-alimentação, vale-transporte, seguro de vida, férias e 13°. Os jovens foram selecionados por meio de edital e atendem a alguns requisitos, como: ter de 14 a 15 anos; ser estudante da rede pública ou 100% bolsista na rede particular; e renda familiar de até dois salários mínimos ou meio salário por pessoa.

A coordenadora do Goiás Social e primeira-dama Gracinha Caiado comentou que “esse programa tem mudado a vida de milhares de jovens em todo o estado, dando a oportunidade do primeiro emprego, do primeiro contato com o mundo do trabalho e, sem dúvida nenhuma, de melhorar a renda”. O Aprendiz do Futuro é uma iniciativa do Governo de Goiás, por meio do Goiás Social.

Durante o evento, cada adolescente contratado recebeu um kit contendo uniforme, crachá e uma sacola, que poderá ser utilizada no dia a dia. O programa ainda oferece  cursos para aprimoramento pessoal e profissional. 

Oportunidade

“Agora, vocês vão ter uma oportunidade de desenvolver o talento em uma função profissional, começando em atividades menores, conhecendo as áreas que vocês poderão escolher para trabalhar, para cursar o ensino superior, um ensino técnico. É o momento de aproveitar essa oportunidade ao máximo”, destacou o vice-governador de Goiás, Daniel Vilela.

O secretário de Desenvolvimento Social, Wellington Matos, ressaltou a preparação dos jovens para o mercado de trabalho e também na formação como cidadãos. “Ao integrar a educação formal com a prática profissional, o Aprendiz do Futuro dará a vocês um novo propósito para estudar, oferecendo aprendizado técnico e de  novas habilidades”, afirmou.

Ainda durante o evento, Gracinha Caiado anunciou o Aprendizes da Matemática, que será uma maratona de reforço da disciplina, aplicado por meio de aulões, testes e provas. Os 12 primeiros jovens do Aprendiz do Futuro que conquistarem as melhores notas do desafio vão ser premiados com uma viagem de intercâmbio cultural para a Europa, ainda neste ano. O Aprendizes da Matemática é realizado pelo Goiás Social, em parceria com o Senac – Goiás.

Essa é a terceira temporada de contratação do Aprendiz do Futuro. Lançado em 2021, o programa é realizado em parceria com a Demà Jovem/Renapsi e está presente nos 246 municípios goianos. Desde que iniciou as atividades, já contabiliza mais de 8 mil beneficiados. O Estado de Goiás já investiu R$ 164,4 milhões na ação. 

 

informações A Redação