Tendência de queda nos acidentes de trânsito em Goiás
Levantamento do Detran-GO aponta redução de sinistros e mortes no trânsito, destacando o impacto das fiscalizações e campanhas educativas
Postado em 17/01/2025Imagem: Detran GoiásLevantamento preliminar realizado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO) revela tendência de queda no número de sinistros em Goiás.
No ano passado foram registrados 100.977 acidentes.
Já em 2023, foram 1.956 a mais, totalizando 102.933 ocorrências.
O recuo do número de sinistros (1,9%) teve impacto na preservação da vida.
Em 2023, o trânsito fez 1.084 vítimas fatais no Estado.
No ano passado ocorreram 1.021 mortes, ou seja, foram preservadas 63 vidas.
A redução do número de mortes foi de 5,8%.
O trânsito de Goiânia também acompanhou a tendência apesar do desligamento dos equipamentos de controle de velocidade por quase sete menes.
Os sinistros na capital recuaram 1,2%.
Enquanto em 2023 aconteceram 37.153 ocorrências, no ano passado foram 36.695.
Já o número de mortes caiu de 160 em 2023 para 148 em 2024.
De acordo com o presidente do Detran-GO, Delegado Waldir, os números devem ser visto com otimismo e atenção.
“Vimos uma tendência de melhoria, mas não podemos perder o foco. No passado, Goiás chegou a registrar quase duas mil mortes no trânsito por ano. Os números recuaram, mas ainda são mais mil pessoas mortas. Isso não é tolerável”, enfatiza Delegado Waldir.
Ele argumenta que o aumento na fiscalização e a intensificação das campanhas educativas estão diretamente ligadas à queda do número de sinistros e mortes.
“O Detran-GO e o Governo de Goiás têm investido na melhoria do trânsito, porém temos que ter em mente que a mudança acontece somente a partir da nova postura dos condutores”, ressalta Delegado Waldir.
Medidas
Para manter a tendência de queda nos números de sinistros e mortes no trânsito, o Detran-GO irá intensificar os trabalhos de educação fiscalização e engenharia de trânsito.
A autarquia fortaleceu as parcerias com a Polícia Civil, Militar, Guarda Civil Metropolitana, Polícia Rodoviária Federal e agentes de trânsito.
Nesse caminho, brevemente, irá inaugurar uma Delegacia de Trânsito na sede do Detran-GO.
“Não temos um quadro próprio de agentes, então, vamos estreitar os laços com as forças de segurança, oferecendo insumos, equipamentos e ampliando convênios para que possamos levar a Balada Responsável para todo Estado”, afirma Delegado Waldir.
Além da fiscalização, o Detran-GO auxilia as prefeituras na implantação de sinalização horizontal e vertical em todo o Estado, por meio do programa Sinaliza Goiás.
No ano passado, foram implantados 224.279 metros quadrados de sinalização horizontal e 4.468 unidades de sinalização vertical.
Para completar o tripé da segurança viária, o Detran-GO vai continuar investindo em campanhas educativas de impacto e em ações como Detranzinho, palestras em empresas e oferecendotreinamentos e cursos por meio da Escola Pública de Trânsito.
Uma novidade para este ano, será a implantação de uma Cidade de Trânsito, dotada de toda a estrutura para receber crianças e jovens com atividades de sensibilização pela construção de um trânsito mais humano.
“Acreditamos que a educação é a chave para a prevenção de acidentes no trânsito. Ao sensibilizar condutores e pedestres para práticas seguras, estamos investindo no futuro de Goiás, tornando nossas estradas mais seguras para todos. É uma responsabilidade compartilhada e um esforço conjunto para reduzir o número de acidentes”, pontua Delegado Waldir.
Número de acidentes e mortes
Homens são maioria entre mortos
Mortes estão concentradas no perímetro urbano
Fonte: Detran Goiás
Recomendado para você
Marcelo Cordeiro o contador fala sobre a nova tabela de desconto do imposto de renda
Marcelo Cordeiro, o contador fala sobre a nova tabela de desconto do IR.Portal Autos pronto para anunciar o seu veículo
Faça o seu cadastro e venda os seus veículos no Portal Autos. Confira aqui os veículos que estão à venda em Catalão.Guia Catalão dá mais visibilidade e resultado ao seu negócio
Aumente seus leads e obtenha mais cliente para o seu negócio. O Guia Catalão veio para trazer visibilidade para empresas, marcas e instituições de todos os níveis, pequena, média e grande.8 Motivos para investir em Tráfego Pago
Todo esse patrocinado chega nas redes, realizado por uma Gestão de Tráfego Pago que dá resultados reais para a empresa que coloca como estratégia de venda e também no marketing.
Mais sobre Goias
- CatalãoCatalão17/01/2025
Passarela que ligará Hospital Nasr Faiad ao Complexo Polaris será marco histórico para Catalão
Obra representa a fusão entre tradição e modernidade, elevando a cidade a um novo patamar de desenvolvimento urbanoPostado em 17/01/2025 - CatalãoCatalão17/01/2025
Bombeiros de Catalão registram mais de 5 mil ocorrências em 2024, com destaque para as ações de resgate
Corpo de Bombeiros de Catalão realiza mais de 5,8 mil atendimentos em 2024, com destaque para ocorrências de resgate e ações preventivasPostado em 17/01/2025 - CatalãoCatalão17/01/2025
Prefeitura de Catalão começa o estudo do Plano de Mobilidade Urbana
A Prefeitura de Catalão, através da SMTC, começou a elaborar um Plano de Mobilidade Urbana com a UFCAT/UNB, visando melhorar o trânsito e o transporte público da cidade. A apresentação foi feita ao prefeito Velomar Rios e secretáriosPostado em 17/01/2025 - GoiasGoias17/01/2025
Deputados estaduais discutem Lei Orçamentária Anual 2025 em sessão extraordinária
Parlamentares se reúnem nesta segunda-feira, 20, para debater a proposta que prevê receita de R$ 49,4 bilhões e despesas de R$ 48,4 bilhões, com foco no pagamento do funcionalismo e investimentos em infraestruturaPostado em 17/01/2025 - CatalãoCatalão16/01/2025
Alterações no trânsito da Avenida Farid Miguel Safatle começam hoje
A partir desta quinta-feira (16) até o dia 21, o trânsito será alterado entre o Hospital Nasr Faiad e a Unimed para instalação de passarela. Mudança no sinaleiro da esquina com a Rua Bernardo Guimarães também entra em vigorPostado em 16/01/2025