Papa Francisco estava tão doente que médicos pensaram em parar tratamento.
Segundo médicos do Vaticano, o grupo precisou decidir se "deixaria o papa ir" ou se partiria para um tratamento agressivo, arriscando danificar seus órgãos
Postado em 25/03/2025
O papa Francisco chegou tão perto da morte em um momento durante sua luta de 38 dias no hospital contra uma pneumonia que seus médicos consideraram interromper o tratamento para que ele pudesse morrer em paz, disse o chefe da equipe médica do papa.
Depois de uma crise respiratória em 28 de fevereiro que fez com que Francisco quase se engasgasse com seu vômito, “havia um risco real de que ele não sobrevivesse”, afirmou Sergio Alfieri, médico do hospital Gemelli de Roma.
“Tivemos que escolher se pararíamos por ali e o deixaríamos ir, ou se iríamos em frente e o forçaríamos com todos os medicamentos e terapias possíveis, correndo o maior risco de danificar seus outros órgãos”, disse Alfieri ao jornal Corriere della Sera, da Itália, em uma entrevista publicada nesta terça-feira.
“No final, tomamos esse caminho”, declarou ele.
Francisco, de 88 anos, retornou ao Vaticano no domingo após a mais grave crise de saúde de seus 12 anos de papado.
Ele foi internado no hospital Gemelli em 14 de fevereiro por causa de uma bronquite que evoluiu para pneumonia dupla, uma condição especialmente séria para ele, já que teve pleurisia quando jovem adulto e teve parte de um pulmão removido.
O Vaticano forneceu uma quantidade incomum de detalhes em suas atualizações diárias sobre a condição do papa durante sua estada no hospital, que incluiu quatro “crises respiratórias” envolvendo ataques graves de tosse causados por constrições em suas vias aéreas, semelhantes a ataques de asma.
Alfieri havia dito anteriormente que duas das crises foram críticas, colocando Francisco “em perigo de vida”. Na nova entrevista, o médico disse que foi um profissional de enfermagem pessoal do papa que, após o episódio de vômito, instruiu a equipe médica a continuar com o tratamento.
“Tente de tudo; não desista”, foi a mensagem de Massimiliano Strappetti, o enfermeiro do papa, conforme relatado por Alfieri.
“Durante dias, corríamos o risco de danificar seus rins e medula óssea, mas continuamos, e seu corpo respondeu aos medicamentos e a infecção pulmonar diminuiu”, disse Alfieri.
Depois que deixou o hospital, Francisco precisa de mais dois meses de repouso para se recuperar completamente. Não ficou claro o quanto ele será visto em público nas próximas semanas.
Sobre a primeira aparição pública do papa desde que entrou no hospital, quando Francisco apareceu em uma varanda do hospital para cumprimentar os simpatizantes no domingo, Alfieri disse que esse foi o momento do tratamento do papa que mais o impressionou.
“Eu o vi sair do quarto no 10º andar do Gemelli vestido de branco”, disse o médico. “Foi a emoção de ver o homem se tornar novamente o papa.”
Fonte: Reuters
Recomendado para você
Portal Autos pronto para anunciar o seu veículo
Faça o seu cadastro e venda os seus veículos no Portal Autos. Confira aqui os veículos que estão à venda em Catalão.Guia Catalão dá mais visibilidade e resultado ao seu negócio
Aumente seus leads e obtenha mais cliente para o seu negócio. O Guia Catalão veio para trazer visibilidade para empresas, marcas e instituições de todos os níveis, pequena, média e grande.8 Motivos para investir em Tráfego Pago
Todo esse patrocinado chega nas redes, realizado por uma Gestão de Tráfego Pago que dá resultados reais para a empresa que coloca como estratégia de venda e também no marketing.
Mais sobre Mundo
- MundoMundo27/08/2025
Brasileiros achados desacordados em piscina na Grécia fizeram chamada de vídeo com família 'minutos antes' print vai ajudar investigação.
Modelo Yago Campos foi encontrado sem vida por funcionários do hotel, e influenciador Ryan Silveira ficou internado; autoridades locais apuram o que aconteceu.Postado em 27/08/2025 - MundoMundo11/08/2025
Morre Miguel Uribe, pré-candidato à presidência baleado na Colômbia.
Uribe sofreu um atentado brutal durante um ato político em um parque de Bogotá, em 7 de junho.Postado em 11/08/2025 - MundoMundo10/07/2025
Hoje (10/07): Lua do Veado ilumina o céu, mas sem mistério astronômico
A Lua do Veado é um convite para contemplar os ciclos da natureza — sem magia extraordinária, mas com uma beleza que conecta cultura e ciência.Postado em 10/07/2025 - MundoMundo09/07/2025
Terra gira mais rápido, e dia será mais curto nesta quarta-feira
Planeta vai girar cerca de 1,30 milissegundo mais rápido do que o padrão.Postado em 09/07/2025 - MundoMundo08/07/2025
Novo tratamento pode eliminar necessidade de insulina em pacientes com diabetes tipo 1
Estudo de terapia experimental apresenta resultados promissores e pode chegar ao mercado em 2026.Postado em 08/07/2025