Papa Francisco estava tão doente que médicos pensaram em parar tratamento.
Segundo médicos do Vaticano, o grupo precisou decidir se "deixaria o papa ir" ou se partiria para um tratamento agressivo, arriscando danificar seus órgãos
Postado em 25/03/2025
O papa Francisco chegou tão perto da morte em um momento durante sua luta de 38 dias no hospital contra uma pneumonia que seus médicos consideraram interromper o tratamento para que ele pudesse morrer em paz, disse o chefe da equipe médica do papa.
Depois de uma crise respiratória em 28 de fevereiro que fez com que Francisco quase se engasgasse com seu vômito, “havia um risco real de que ele não sobrevivesse”, afirmou Sergio Alfieri, médico do hospital Gemelli de Roma.
“Tivemos que escolher se pararíamos por ali e o deixaríamos ir, ou se iríamos em frente e o forçaríamos com todos os medicamentos e terapias possíveis, correndo o maior risco de danificar seus outros órgãos”, disse Alfieri ao jornal Corriere della Sera, da Itália, em uma entrevista publicada nesta terça-feira.
“No final, tomamos esse caminho”, declarou ele.
Francisco, de 88 anos, retornou ao Vaticano no domingo após a mais grave crise de saúde de seus 12 anos de papado.
Ele foi internado no hospital Gemelli em 14 de fevereiro por causa de uma bronquite que evoluiu para pneumonia dupla, uma condição especialmente séria para ele, já que teve pleurisia quando jovem adulto e teve parte de um pulmão removido.
O Vaticano forneceu uma quantidade incomum de detalhes em suas atualizações diárias sobre a condição do papa durante sua estada no hospital, que incluiu quatro “crises respiratórias” envolvendo ataques graves de tosse causados por constrições em suas vias aéreas, semelhantes a ataques de asma.
Alfieri havia dito anteriormente que duas das crises foram críticas, colocando Francisco “em perigo de vida”. Na nova entrevista, o médico disse que foi um profissional de enfermagem pessoal do papa que, após o episódio de vômito, instruiu a equipe médica a continuar com o tratamento.
“Tente de tudo; não desista”, foi a mensagem de Massimiliano Strappetti, o enfermeiro do papa, conforme relatado por Alfieri.
“Durante dias, corríamos o risco de danificar seus rins e medula óssea, mas continuamos, e seu corpo respondeu aos medicamentos e a infecção pulmonar diminuiu”, disse Alfieri.
Depois que deixou o hospital, Francisco precisa de mais dois meses de repouso para se recuperar completamente. Não ficou claro o quanto ele será visto em público nas próximas semanas.
Sobre a primeira aparição pública do papa desde que entrou no hospital, quando Francisco apareceu em uma varanda do hospital para cumprimentar os simpatizantes no domingo, Alfieri disse que esse foi o momento do tratamento do papa que mais o impressionou.
“Eu o vi sair do quarto no 10º andar do Gemelli vestido de branco”, disse o médico. “Foi a emoção de ver o homem se tornar novamente o papa.”
Fonte: Reuters
Recomendado para você
Portal Autos pronto para anunciar o seu veículo
Faça o seu cadastro e venda os seus veículos no Portal Autos. Confira aqui os veículos que estão à venda em Catalão.Guia Catalão dá mais visibilidade e resultado ao seu negócio
Aumente seus leads e obtenha mais cliente para o seu negócio. O Guia Catalão veio para trazer visibilidade para empresas, marcas e instituições de todos os níveis, pequena, média e grande.8 Motivos para investir em Tráfego Pago
Todo esse patrocinado chega nas redes, realizado por uma Gestão de Tráfego Pago que dá resultados reais para a empresa que coloca como estratégia de venda e também no marketing.
Mais sobre Mundo
- MundoMundo03/07/2025
Pai pula no mar para salvar filha de 4 anos que caiu de navio da Disney nas Bahamas
Um momento de pânico mobilizou a tripulação e passageiros do navio Disney Dream, no último domingo (29), durante um cruzeiro nas águas das Bahamas.Postado em 03/07/2025 - MundoMundo24/06/2025
Brasileira que caiu em trilha de vulcão na Indonésia morreu, diz família.
A brasileira Juliana Marins, 26, presa a 650 metros de profundidade após cair durante uma trilha no Monte Rinjani, na Indonésia, morreu. A informação foi confirmada pela família dela nas redes sociais.Postado em 24/06/2025 - MundoMundo17/06/2025
Cientistas desenvolvem nanopartículas de MRNA que podem levar à cura do HIV
Tratamentos disponíveis atualmente reduzem a carga viral, mas não conseguem eliminar completamente o vírus.Postado em 17/06/2025 - MundoMundo12/06/2025
Tragédia na Índia: Avião com mais de 240 pessoas cai após decolagem
Acidente ocorreu logo após a decolagem; avião transportava mais de 240 pessoas e autoridades confirmam "muitos mortos", enquanto equipes de resgate atuam no local da tragédia.Postado em 12/06/2025 - MundoMundo03/06/2025
Portugal notifica 5,3 mil brasileiros para deixarem o país
Medida faz parte de operação do governo português que visa apertar as regras de imigração; notificações de abandono voluntário devem ser cumpridas em até 20 dias.Postado em 03/06/2025