Jamil Calife luta para que Festa do Rosário de Ouvidor seja reconhecida como Patrimônio Imaterial

Iniciativa do deputado busca valorizar e preservar uma das mais tradicionais manifestações culturais do interior goiano.

Postado em 06/05/2025
Jamil Calife luta para que Festa do Rosário de Ouvidor seja reconhecida como Patrimônio Imaterial
Avatar
Por Síbylle MachadoComercial

O deputado estadual Jamil Calife (PP) está empenhado em garantir que a tradicional Festa do Rosário, realizada anualmente em maio no município de Ouvidor, seja reconhecida oficialmente como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial de Goiás. A proposta, registrada sob o nº 8556/25, já foi aprovada preliminarmente no plenário da Assembleia Legislativa e agora segue para análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).

 

Segundo Calife, a festividade vai além do aspecto religioso: "A Festa do Rosário é um símbolo vivo da fé, da cultura e da história do povo de Ouvidor. É um momento de união que fortalece as raízes da comunidade e merece ser preservado como legado para as futuras gerações".

 

O parlamentar defende que o reconhecimento formal da festa é essencial para a proteção das práticas culturais locais, além de ser um incentivo ao turismo e à economia da região. A medida visa consolidar o evento como um dos principais marcos culturais do Estado.