Secretários de Saúde da região se reúnem com reitoria da UFCAT para discutir parceria entre universidade e municípios

Saúde da região da Estrada de Ferro ganha reforço com integração UFCAT-SUS.

Postado em 12/11/2025
Secretários de Saúde da região se reúnem com reitoria da UFCAT para discutir parceria entre universidade e municípios
Avatar
Por Portal Catalão

A reitora da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Roselma Lucchese, se reuniu nesta terça-feira (11), no Hospital Universitário Adib Elias, com secretários municipais de saúde da região da Estrada de Ferro para apresentar a minuta do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPSE).

O documento tem como objetivo formalizar a integração entre as instituições de ensino e o Sistema Único de Saúde (SUS), articulando a formação de profissionais da área com as demandas reais da rede pública. O COAPSE organiza os cenários de prática, define contrapartidas das instituições — como oferta de cursos e equipamentos — e fortalece a relação entre ensino, serviço e comunidade.

A reunião contou também com a presença de representantes da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), responsável pela gestão de 45 hospitais universitários em todo o país.

Durante o encontro, Roselma destacou que o Hospital Universitário deve iniciar os primeiros atendimentos em abril de 2026, com capacidade total de 203 leitos. A reitora ressaltou a importância do diálogo com os gestores municipais para fortalecer a parceria entre universidade e municípios e ampliar o alcance das ações conjuntas.

O assessor especial da reitoria, Héber Martins de Paula, acompanhou os participantes em uma visita guiada pela estrutura do hospital, que conta com 12.600 metros quadrados de área construída. Segundo ele, parte dos equipamentos já está em processo de licitação, como a Central de Material Esterilização (CME), que já foi contratada.

A coordenadora de gestão do ensino da Ebserh, Rosuita Fratari Bonito, apresentou aos secretários os detalhes do COAPSE, destacando que a adesão ao contrato trará melhorias na assistência à saúde, com planejamento de protocolos, aquisição de insumos e integração entre ensino e serviço. Ela também enfatizou que o Ministério da Saúde prioriza municípios que aderem ao COAPSE na distribuição de recursos.

Atualmente, apenas o município de Catalão já integra o contrato. O secretário municipal de saúde, Leonardo Pereira Santa Cecília, destacou a relevância da parceria com a UFCAT para a formação e qualificação de profissionais, e lembrou o legado do ex-prefeito Adib Elias Júnior, responsável pela construção e doação do hospital à universidade.

A secretária de saúde de Goiandira, Laiane Cristina Fernandes, também elogiou o trabalho dos alunos e profissionais em formação da UFCAT, ressaltando o vínculo criado com a comunidade e o impacto positivo nas ações educativas, inclusive nas escolas.

Agora, os secretários municipais de saúde deverão discutir a minuta do contrato com seus prefeitos e deliberar sobre a adesão formal à parceria.

 

Foram convidados para o encontro representantes dos municípios de Anhanguera, Caldas Novas, Campo Alegre de Goiás, Catalão, Corumbaíba, Cumari, Davinópolis, Goiandira, Ipameri, Marzagão, Nova Aurora, Ouvidor, Palmelo, Pires do Rio, Rio Quente, Santa Cruz de Goiás, Três Ranchos e Urutaí.