Mudança no calendário de vacinação: vacina injetável substitui as gotinhas contra a poliomielite a partir de 2025
Crianças de 2, 4, 6 e 15 meses receberão doses da vacina injetável para prevenir a poliomielite, conforme recomendação do Ministério da Saúde, a partir de 2025
Postado em 06/01/2025
Em 2025, crianças de 2 meses, 4 meses e 6 meses recebem exclusivamente a vacina injetável para prevenir casos de poliomielite, também conhecida como paralisia infantil.
Há também uma dose injetável de reforço, a ser aplicada aos 15 meses de vida.
As populares gotinhas foram oficialmente aposentadas e deixaram de fazer parte do calendário de vacinação infantil brasileiro em novembro do ano passado.
Não se trata, portanto, de uma nova dose, mas de um novo esquema vacinal para promover a imunização contra a pólio.
A mudança, de acordo com o Ministério da Saúde, é baseada em evidências científicas e recomendações internacionais.
Isso porque a vacina oral poliomielite (VOP) contém o vírus enfraquecido e, quando utilizada em meio a condições sanitárias ruins, pode levar a casos da doença derivados da vacina.
A substituição da dose oral pela injetável tem o aval da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização e é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
A orientação é que a VOP seja utilizada apenas para controle de surtos, como acontece na Faixa de Gaza.
Em agosto passado, a região confirmou o primeiro caso de pólio em 25 anos – um bebê de 10 meses que não havia recebido nenhuma das doses previstas.
Entenda
Em 2023, o Ministério da Saúde informou que passaria a adotar exclusivamente a vacina inativada poliomielite (VIP) no reforço aplicado aos 15 meses de idade, até então feito na forma oral.
A dose injetável já vinha sendo aplicada aos 2, 4 e 6 meses de vida.
Já a segunda dose de reforço, antes aplicada aos 4 anos, segundo a pasta, não se faz mais necessária, já que o esquema vacinal com quatro doses garante proteção contra a doença.
A atualização considerou critérios epidemiológicos, evidências relacionadas à vacina e recomendações internacionais sobre o tema.
Desde 1989, não há notificação de casos de pólio no Brasil, mas as coberturas vacinais sofreram quedas sucessivas nos últimos anos.
Em 2022, por exemplo, a cobertura ficou em 77,19%, longe da meta de 95%.
Calendário completo
O Ministério da Saúde reforça que a vacinação é reconhecida como uma das estratégias mais eficazes para preservar a saúde da população e fortalecer uma sociedade saudável e resistente.
“Além de prevenir doenças graves, a imunização contribui para reduzir a disseminação desses agentes infecciosos na comunidade, protegendo aqueles que não podem ser vacinados por motivos de saúde”.
O calendário nacional de vacinação contempla, na rotina dos serviços, 19 vacinas que protegem em todos ciclos de vida, desde o nascimento até a idade mais avançada.
Além da pólio, a lista de doenças imunopreveníveis inclui sarampo, rubéola, tétano e coqueluche.
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) é responsável por coordenar as campanhas anuais de vacinação, que têm como objetivo alcançar altas coberturas vacinais e garantir proteção individual e coletiva.
Confira aqui os calendários completos de vacinação ofertados via Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes.
Fonte: Agência Brasil
Recomendado para você
Portal Autos pronto para anunciar o seu veículo
Faça o seu cadastro e venda os seus veículos no Portal Autos. Confira aqui os veículos que estão à venda em Catalão.Guia Catalão dá mais visibilidade e resultado ao seu negócio
Aumente seus leads e obtenha mais cliente para o seu negócio. O Guia Catalão veio para trazer visibilidade para empresas, marcas e instituições de todos os níveis, pequena, média e grande.8 Motivos para investir em Tráfego Pago
Todo esse patrocinado chega nas redes, realizado por uma Gestão de Tráfego Pago que dá resultados reais para a empresa que coloca como estratégia de venda e também no marketing.
Mais sobre Brasil
- BrasilBrasil01/07/2025
Família morta no RJ: adolescentes planejavam matar mãe de jovem em MT
Ao ser informada pela polícia sobre a participação da menina no crime, responsável disse não acreditar e afirmou que a filha era “uma menina exemplar” e “boa aluna”Postado em 01/07/2025 - RegiãoRegião01/07/2025
Confronto com a PM termina com cinco mortos em posto de combustíveis em Araguari
Um intenso confronto entre suspeitos e a Polícia Militar (PM) deixou cinco mortos na noite desta segunda-feira (30), em Araguari, no Triângulo Mineiro.Postado em 01/07/2025 - CatalãoCatalão01/07/2025
Começa hoje o programa Goiás Social + Agro é Social em Catalão com diversos serviços gratuitos
Iniciativa do Governo de Goiás leva atendimento gratuito à população de Catalão, com foco em saúde, cidadania e apoio à agricultura familiar.Postado em 01/07/2025 - GoiasGoias30/06/2025
Goiás é o segundo estado com maior migração do Brasil, impulsionado pelo agronegócio e qualidade de vida
Estado atrai mais de 187 mil pessoas e se consolida como novo polo de oportunidades no Centro-OestePostado em 30/06/2025 - CatalãoCatalão30/06/2025
Sucesso total! Show da Pancanejo registra recorde de público no Arrará da Prefeitura
Com clima familiar, elogios à estrutura e expositores comemorando, a noite de sábado foi marcada por alegria, música e a confirmação de mais um dia de festaPostado em 30/06/2025