Novo exame anual do MEC vai avaliar qualidade dos cursos de medicina e selecionar alunos para residência
Prova deve ser aplicada em outubro e os resultados estarão disponíveis no início de dezembro. Novo exame vai ajudar em processo que, em 2024, já recebeu 56 mil candidatos para quase 9 mil vagas de residência.
Postado em 28/04/2025
Um novo exame anual será realizado pelo governo federal para avaliar a qualidade do cursos de medicina no Brasil. A mesma prova também poderá ser utilizada por quem quiser tentar vagas de residência médica.
O Ministério da Educação (MEC) afirma que o novo Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) terá como objetivos:
avaliar a qualidade da formação médica oferecida por cerca de 300 cursos de medicina em 200 municípios do Brasil;
ajudar na seleção de alunos para cursos de residência médica por meio do Exame Nacional de Residência Médica (Enare), na modalidade acesso direto.
A estimativa é que participem 42 mil estudantes concluintes, além de médicos já formados que desejarem tentar vagas por meio do Enare (atualmente o Enare é a porta de entrada para 1/4 de todas as vagas de residência no país).
O Enamed vai utilizar matriz de referência e instrumentos de avaliação teórica desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Como será a prova?
A prova vai ser elaborada considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Medicina.
O Enamed terá 100 questões objetivas de múltipla escolha nas áreas:
• Clínica Médica
• Cirurgia Geral
• Ginecologia e obstetrícia
• Pediatria
• Medicina da Família e Comunidade
• Saúde Mental
• Saúde Coletiva
Datas de inscrição
As inscrições de alunos concluintes serão feitas pelas instituições de ensino, via Enade, entre maio e junho.
Em julho serão abertas as inscrições individuais para médicos que desejarem utilizar a prova em processos de seleção para residência médica.
Público-Alvo:
• Estudantes que estão concluindo o curso de medicina inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que poderão indicar seu interesse em utilizar a nota da prova no processo seletivo do Exame Nacional de Residência Médica (Enare);
• Outros interessados em participar do processo seletivo de programas de residência médica de acesso direto do Enare.
Futuro do Enamed: avaliação no meio do curso
De acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, a previsão é que o Enamed ganhe uma segunda etapa para avaliar os alunos que estão no meio no curso. Apesar da previsão, não há data para que essa nova etapa seja implementada.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que é necessário aumentar a avaliação para cobrar mais das faculdades.
Residência médica via Enare
O Exame Nacional de Residência Médica (Enare) é um processo conduzido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Esberh).
De acordo Arthur Chioro, presidente da Esberh, em 2024 foram 162 instituições participando com a oferta de vagas em mais de 1,7 mil programas de residência, com 8,8 mil vagas. Ao todo, foram mais de 56 mil candidatos participantes.
Segundo Chioro, com as mudanças e criação do Enamed, instituições privadas, estaduais, municipais e filantrópicas também poderão passar a utilizar as provas do Enare para seleção de alunos. Ele afirmou que há expectativa de que as secretarias municipais e estaduais de São Paulo passem a utilizar o exame federal já neste ano.
Fonte: G1
Recomendado para você
Portal Autos pronto para anunciar o seu veículo
Faça o seu cadastro e venda os seus veículos no Portal Autos. Confira aqui os veículos que estão à venda em Catalão.Guia Catalão dá mais visibilidade e resultado ao seu negócio
Aumente seus leads e obtenha mais cliente para o seu negócio. O Guia Catalão veio para trazer visibilidade para empresas, marcas e instituições de todos os níveis, pequena, média e grande.8 Motivos para investir em Tráfego Pago
Todo esse patrocinado chega nas redes, realizado por uma Gestão de Tráfego Pago que dá resultados reais para a empresa que coloca como estratégia de venda e também no marketing.
Mais sobre Brasil
- BrasilBrasil28/04/2025
Conta de luz vai ficar mais cara a partir de maio, decide Aneel
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu nesta sexta-feira (25) implementar a bandeira tarifária amarela nas contas de energia no mês de maio.Postado em 28/04/2025 - GoiasGoias28/04/2025
Multinacional chinesa Teld Eco Charger confirma instalação em Goiás
Empresa investirá R$100 milhões na construção da fábrica de carregadores elétricos em Anápolis, após assinatura de Protocolo de Entendimento na ChinaPostado em 28/04/2025 - BrasilBrasil28/04/2025
Lei obriga uso de monitoração eletrônica por acusados de violência contra mulher.
O presidente da República, sancionou a lei que permite o monitoramento de agressores de mulheres por meio de tornozeleiras eletrônicas. Publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (25).Postado em 28/04/2025 - RegiãoRegião28/04/2025
Crime brutal em Ipameri: mulher é assassinada e enterrada no quintal, seis são presos
A cidade de Ipameri foi palco de um crime chocante neste domingo (27)Postado em 28/04/2025 - GoiasGoias28/04/2025
Ouvidor prepara grande Festa do Trabalhador 2025 com shows e sorteios especiais
Cidade celebra o Dia do Trabalhador com shows de grandes artistas, sorteio de brindes e muita diversão para toda a família nos dias 30 de abril e 1.º de maio.Postado em 28/04/2025