Robinho é preso em Santos por estupro cometido na Itália
A defesa do jogador chegou a entrar com um pedido de habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF) para evitar a prisão imediata.
Postado em 22/03/2024
O atacante Robinho foi conduzido à sede da Polícia Federal de Santos nesta quinta-feira (21/3), para realizar exame de corpo de delito e iniciar o cumprimento da pena de nove anos de reclusão que recebeu da Justiça da Itália por estuprar uma mulher albanesa em Milão, em 2013. Após o exame, o nome dele passa por um sistema que vai direcionar a penitenciária à qual será conduzido. A sentença será cumprida no Brasil após decisão tomada pelo STJ na quarta-feira.
A defesa do jogador chegou a entrar com um pedido de habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF) para evitar a prisão imediata. Nesta quinta-feira, 21, o ministro Luiz Fux foi sorteado como o relator do processo. No início da noite, negou o pedido e manteve a determinação do cumprimento da pena em solo brasileiro.
O mandado de prisão foi emitido pela Justiça Federal de Santos mais cedo nesta quinta-feira. A ordem foi assinada pelo juiz Mateus Castelo Branco Firmino da Silva e encaminhada à Polícia Federal (PF), que executou o pedido após Fux negar o habeas corpus. Os advogados do jogador queriam a suspensão da pena e que ele aguardasse o trânsito em julgado da discussão, quando não há mais a possibilidade de recurso.
O processo para a prisão de Robinho em solo brasileiro acelerou-se na quarta-feira, 20, quando a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que Robinho deveria cumprir pena no Brasil. Condenado pela Justiça da Itália a nove anos de reclusão pelo crime de estupro, ocorrido em uma boate de Milão, na Itália, em 2013, o atleta nunca foi preso, pois deixou o país antes da condenação final. Ele alega inocência.
Em seguida, nesta quinta, a presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Maria Thereza de Assis Moura, enviou à Justiça de Santos ofício sobre a decisão do julgamento realizado pela Corte no dia anterior. Ficou determinado que Robinho cumpra ‘de imediato’ a pena de nove anos de prisão à qual foi condenado na Itália por estupro de uma mulher albanesa em 2013.
No documento, a ministra destaca que o pedido da Justiça italiana, para que o jogador cumpra no Brasil a pena, foi deferido pela maioria dos ministros que participaram do julgamento no STJ. Ao todo, foram 11 votos: nove a favor e dois contra.
Por que Robinho foi preso?
Robinho foi condenado na Itália pelo estupro de uma mulher albanesa em 2013. A decisão em terceira e última instância da justiça italiana, que determinou que o jogador cumpra nove anos de prisão, ocorreu em janeiro de 2022, quando o atacante já estava no Brasil.
O Ministério de Justiça da Itália solicitou a extradição de Robinho no final de 2022, mas o pedido foi negado porque o governo do País não extradita cidadãos brasileiros.
Com isso, a Justiça italiana requereu uma homologação de sentença, ou seja, pediu que a decisão ocorrida na Itália pudesse ter efeitos no Brasil. O STJ não realizou novo julgamento sobre o caso ocorrido em 2013 ou discutiu a decisão tomada pelos italianos.
informações A Redação
Recomendado para você
Portal Autos pronto para anunciar o seu veículo
Faça o seu cadastro e venda os seus veículos no Portal Autos. Confira aqui os veículos que estão à venda em Catalão.Guia Catalão dá mais visibilidade e resultado ao seu negócio
Aumente seus leads e obtenha mais cliente para o seu negócio. O Guia Catalão veio para trazer visibilidade para empresas, marcas e instituições de todos os níveis, pequena, média e grande.8 Motivos para investir em Tráfego Pago
Todo esse patrocinado chega nas redes, realizado por uma Gestão de Tráfego Pago que dá resultados reais para a empresa que coloca como estratégia de venda e também no marketing.
Mais sobre Brasil
- CatalãoCatalão18/09/2025
Catalão se prepara para a Semana Nacional de Trânsito com ações educativas e culturais
Blitz, teatro e visitas escolares vão marcar a campanha que promove segurança e cidadania no trânsitoPostado em 18/09/2025 - CatalãoCatalão18/09/2025
Diferentes atividades marcam o primeiro dia do Coren-GO Junto com Você em Catalão
O Conselho Regional de Enfermagem de Goiás (Coren-GO) realizou, nesta quarta-feira (17/9), o primeiro dia de ações do projeto Coren-GO Junto com Você, na cidade de Catalão.Postado em 18/09/2025 - CatalãoCatalão17/09/2025
Confronto na GO-210 entre Goiandira e Catalão termina com três mortos
Na noite desta terça-feira (16), uma operação policial terminou em violento tiroteio na rodovia GO-210, que liga Goiandira a Catalão, logo após uma tentativa de triplo homicídio registrada no Bairro Primavera, em Goiandira.Postado em 17/09/2025 - BrasilBrasil16/09/2025
Estudante de medicina leva tapa no rosto dentro de UTI após dar resposta errada para pergunta de professor.
Estudante de medicina denuncia agressão de professor durante aula em UTI em Gurupi (TO).Postado em 16/09/2025 - CatalãoCatalão16/09/2025
Coren-GO promove ação em Catalão com serviços, escuta ativa e apoio à enfermagem
Projeto "Coren-GO Junto com Você" promove atendimentos, palestras e orientações para profissionais da enfermagem da região.Postado em 16/09/2025