STJ confirma obrigatoriedade da vacina Covid-19 e multa a pais por recusa e negligência parental.
A 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, por unanimidade, que a vacinação de crianças e adolescentes contra covid-19 é obrigatória e a recusa pode ser considerada negligência parental, passível de sanção.
Postado em 21/03/2025
A ministra relatora, Nancy Andrighi. destacou que a Constituição de 1988 alterou o poder familiar que saiu de autoridade parental para um dever de cuidar e proteger os filhos. A decisão destaca a predominância do melhor interesse da criança sobre a autonomia dos responsáveis legais.
O STJ manteve a punição de três salários mínimos imposta a uma família que se recusou a vacinar a filha de 11 anos, em 2022. A ministra destacou que a família foi advertida dos riscos da recusa vacinal pelo Conselho Tutelar e pelo Ministério Público estadual.
A falta de vacinação foi identificada na escola, que avisou os pais e notificou Conselho Tutelar, que orientou a família, mas os pais continuaram se recusando a vacinar a menina. O Ministério Público do Paraná notificou dos pais, que apresentaram atestado médico contraindicando a vacina. Equipe técnica analisou o caso concluiu que a contraindicação foi indevida, por não se apoiar em literatura científica nem se guiar por recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria e/ou da Sociedade Brasileira de Imunizações.
O Supremo Tribunal Federal, no tema 1103, estabelece os requisitos para a vacinação infantil obrigatória em pelo menos um dos três cenários:
• a inclusão da vacina no Programa Nacional de Imunizações (PNI);
• a obrigatoriedade prevista em lei;
• determinação de autoridades sanitárias da União, Estados, Distrito Federal ou Municípios fundada em consenso médico e científico.
A vacinação infantil contra covid-19 é segura. A Agência Brasileira de Vigilância Sanitária (Anvisa) atesta que a vacina é imunogênica (capaz de produzir defesas) e eficaz. Relatório do Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, baseado na experiência da aplicação de 8,7 milhões de doses de vacinas em crianças, confirma a segurança, atestada também pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA).
Fonte: Ascom/Cofen
Recomendado para você

Portal Autos pronto para anunciar o seu veículo
Faça o seu cadastro e venda os seus veículos no Portal Autos. Confira aqui os veículos que estão à venda em Catalão.
Guia Catalão dá mais visibilidade e resultado ao seu negócio
Aumente seus leads e obtenha mais cliente para o seu negócio. O Guia Catalão veio para trazer visibilidade para empresas, marcas e instituições de todos os níveis, pequena, média e grande.
8 Motivos para investir em Tráfego Pago
Todo esse patrocinado chega nas redes, realizado por uma Gestão de Tráfego Pago que dá resultados reais para a empresa que coloca como estratégia de venda e também no marketing.
Mais sobre Brasil
RegiãoRegião24/10/2025Final do Circuito Goiano de Pesca Esportiva é neste sábado (25/10), em Três Ranchos
Iniciativa movimenta o turismo e incrementa a economia em cidades ribeirinhas.Postado em 24/10/2025
CatalãoCatalão24/10/2025CPE prende autor de furto de equipamentos de telecomunicação em Catalão
Equipe da CPE localiza e prende suspeito de furto em Catalão; equipamentos de telecomunicação foram totalmente recuperados.Postado em 24/10/2025
BrasilBrasil24/10/2025Enem 2025: Participantes já podem conferir os locais de prova.
Cartão de Confirmação está disponível na Página do Participante. Apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda levá-lo nos dias de exame, 9 e 16 de novembro.Postado em 24/10/2025
RegiãoRegião23/10/2025Bombeiros de Catalão atendem ocorrência de queda de moto na GO-210 vítima de 67 anos é encaminhada ao hospital
Na noite desta quarta-feira, 22 de outubro de 2025, o 10º Batalhão de Bombeiros Militar de Catalão (10º BBM) foi acionado para atender uma ocorrência de queda de motocicleta na GO-210, próximo ao aterro sanitário, sentido Catalão–Goiandira.Postado em 23/10/2025
BrasilBrasil23/10/2025Governo Federal lança o programa Reforma Casa Brasil
Famílias poderão financiar reformas e ampliações com juros reduzidos a partir de novembro de 2025, por meio da Caixa Econômica FederalPostado em 23/10/2025






