Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário é reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial de Goiás
A tradição religiosa e cultural recebe o título através da Lei Estadual nº 23.176, sancionada pelo governador Ronaldo Caiado e publicada no Diário Oficial
Postado em 10/01/2025Imagens: Pedro Araújo/Secom/Prefeitura de CatalãoA Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário agora é oficialmente Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Goiás.
O reconhecimento veio por meio da Lei Estadual nº 23.176, de 27 de dezembro de 2024, sancionada pelo governador Ronaldo Caiado (UB) e publicada no Diário Oficial do Estado.
A iniciativa foi aprovada pela Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) sob a proposição de nº 11443/24, assinada pelo deputado Jamil Calife (PP).
Segundo o autor da proposta, a festa é uma manifestação única que atrai milhares de fiéis e turistas, movimentando o comércio local e destacando a rica cultura da região.
“A festa centraliza o sagrado e o profano, o uso e a troca, a cultura e o comércio. É uma manifestação que transforma a localidade, ocupando ruas e estabelecendo relações entre os lugares e a população”, explicou Jamil Calife.
Realizada anualmente, a Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário é um evento tradicional que une celebrações religiosas e manifestações culturais, sendo considerada uma expressão fundamental da identidade local.
O reconhecimento como Patrimônio Cultural e Imaterial é uma forma de valorizar e preservar essa herança para as futuras gerações.
Com o novo título, espera-se que a celebração ganhe ainda mais visibilidade e apoio, fortalecendo seu papel como um dos maiores eventos culturais do estado.
Comemoração
Para celebrar o reconhecimento da Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário como Patrimônio Cultural e Imaterial Goiano, uma cerimônia especial foi realizada no Auditório da Prefeitura Municipal.
O evento, ocorrido na tarde de quinta-feira (9), contou com a presença do deputado Jamil Calife, representantes das congadas, vereadores, membros da comunidade e da imprensa local.
Durante a solenidade, foi destacada a importância desse título para a preservação da cultura e da tradição religiosa centenária de Catalão, assim como o impacto positivo para a cidade e seus moradores.
Confira as fotos do evento:
Com informações da Agência Assembleia de Notícias
Recomendado para você
Marcelo Cordeiro o contador fala sobre a nova tabela de desconto do imposto de renda
Marcelo Cordeiro, o contador fala sobre a nova tabela de desconto do IR.Portal Autos pronto para anunciar o seu veículo
Faça o seu cadastro e venda os seus veículos no Portal Autos. Confira aqui os veículos que estão à venda em Catalão.Guia Catalão dá mais visibilidade e resultado ao seu negócio
Aumente seus leads e obtenha mais cliente para o seu negócio. O Guia Catalão veio para trazer visibilidade para empresas, marcas e instituições de todos os níveis, pequena, média e grande.8 Motivos para investir em Tráfego Pago
Todo esse patrocinado chega nas redes, realizado por uma Gestão de Tráfego Pago que dá resultados reais para a empresa que coloca como estratégia de venda e também no marketing.
Mais sobre Catalão
- CatalãoCatalão23/01/2025
Prefeito Velomar acompanha trabalho de recuperação de pontos afetados pela chuva forte
Equipes são mobilizadas para enfrentar os estragos causados pelas fortes chuvas de ontem (22) em CatalãoPostado em 23/01/2025 - CatalãoCatalão23/01/2025
Crac e Atlético Goianiense empatam em partida eletrizante no Goianão 2025
No embalo da emoção, Crac e Atlético Goianiense proporcionam um espetáculo em Catalão, com direito a pênaltis, trave e gols de tirar o fôlegoPostado em 23/01/2025 - CatalãoCatalão22/01/2025
Prefeitura de Catalão recebe doação da HPE para fundos municipais
Repasse de R$ 260 mil será destinado para auxiliar em programas de assistência às crianças, adolescentes e idososPostado em 22/01/2025 - CatalãoCatalão22/01/2025
Tempestade intensa atinge Catalão: muitos raios, trovões e granizo
Segundo o INMET, ocorreram precipitação acumulada de 6,4 mm e rajadas de vento de até 45 km/h; fatores podem ter causado alagamentos e quedas de árvoresPostado em 22/01/2025 - CatalãoCatalão21/01/2025
Catalão implementa alterações temporárias no trânsito de 21 a 24 de janeiro
Modificações na Avenida Farid Miguel Safatle, sentido Igreja Velha Matriz, visam continuar as obras de passarelaPostado em 21/01/2025