Caiado entrega melhorias no HGG: "padrão de excelência em Goiás"

Os investimentos desta primeira etapa de revitalização totalizaram um investimento por parte do Governo do Estado na ordem de aproximadamente 7 milhões, sendo 5,3 em obras e 1,6 em equipamentos e imobiliários.

Postado em 06/11/2024
Caiado entrega melhorias no HGG: "padrão de excelência em Goiás"
Reprodução A Redação
Avatar
Por Gabrielle AndradeUx Writer | Jornalista

O governador Ronaldo Caiado (União) entregou melhorias no Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG), em Goiânia. Em visita à unidade hospitalar na manhã desta quarta-feira (6/11), o chefe do Executivo goiano conheceu a revitalização completa do Ambulatório de Medicina Avançada (AMA), a nova agência transfusional  e também as novas alas de internação do 3° e 4° andar. Houve também a apresentação da nova Ala de Cuidados Paliativos. 

Os investimentos desta primeira etapa de revitalização totalizaram um investimento por parte do Governo do Estado na ordem de aproximadamente 7 milhões, sendo 5,3 em obras e 1,6 em equipamentos e imobiliários. As intervenções, segundo ele, buscam modernizar e humanizar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e oferecer às cidadãs e cidadãos goianos um padrão de excelência. 

"O padrão do HGG é algo que não existe nos hospitais particulares. O que é oferecido aqui (HGG) em termos de qualidade de atendimento e humanização, além dos procedimentos que são feitos, caracterizam-se em um padrão de exelência", destacou o governador durante coletiva de imprensa. 

Os novos espaços também foram projetados de forma humanizada, para garantir conforto, segurança e acolhimento a todos os usuários do SUS. Os pacientes que estiverem internados nas alas de internação poderão apreciar paletas de pintura, além das obras de artes de renomados artistas plásticos como Brenda Lee, Carlos Catini, Selvo Afonso, Chico Santos, Milena Ribeiro, Vinícius Yano Corrêa, Helena Vasconcelos e Tina. 

Além disso, estão disponíveis nas novas acomodações mobiliários modernos como camas elétricas com mesas de refeição acopladas, macas hidráulicas, cadeiras para acompanhantes, armários de cabeceira, cadeiras de rodas e de banho, aparelhos de TV. As novas alas também contarão com dispensário eletrônico modular, para controle seguro de medicamentos e materiais médico-hospitalares. E, ao final de toda a obra, as unidades de internação contarão com climatização em todos os ambientes. O investimento em equipamentos foi de aproximadamente 1,6 milhões de reais. 

Caiado reforça o compromisso do Estado em buscar se tornar referência também na área da saúde. "O Governo de Goiás tem buscado reformar, refazer, ampliar e modernizar para garantir melhorias à população. É um modelo que sempre destaco ao secretário de saúde [Rasível Júnior], no ampliar essa  paixão pelo atendimento junto a todos os hospitais de Goiás e ser referência", reforçou. 

Melhorias 

A última reforma no AMA aconteceu há dez anos. Hoje, o espaço utilizado para as consultas dos pacientes conta uma revitalização total de seu ambiente com investimento de aproximadamente 550 mil reais, incluindo a reforma de 36 consultórios e reformulação completa do sistema de refrigeração, proporcionando mais comodidade aos usuários e trabalhadores do SUS.

Além disso, o ambulatório é cenário da mostra artística Somos Todos Iguais Nesta Vida, que promove um momento de inserção à cultura, por meio de obras expostas do artista plástico Selvo Afonso, deixando o hospital mais colorido, vibrante e retratando a diversidade da assistência prestada. Todas as obras doadas ao acervo do HGG estão estimadas em R$ 38 mil. 

Agência Transfusional

Com a inauguração da Agência Transfusional, o HGG contará com um suporte hemoterápico, por meio de um estoque mínimo de sangue, garantindo a segurança do atendimento aos pacientes que passam por cirurgias de alta complexidade na unidade de saúde e necessitam de transfusões de sangue. 

Alas de Internação do 3º e 4º andar do HGG

A revitalização total das Alas de Internação do 3º e 4º andar do HGG, onde estão situadas as unidades de internação Clínica Cirúrgica e Médica, atendem a concepção de apartamentos conjugados, adequados às normas técnicas e sanitárias, contemplando uma área total de 3.325 metros quadrados.

As obras que iniciaram em novembro do ano passado tiveram a conclusão da sua primeira etapa, entregando, ao todo, 19 apartamentos, que compõem 49 novos leitos (23 na Clínica Médica e 26 na Clínica Cirúrgica) disponibilizados aos pacientes do hospital. O investimento nessa primeira etapa das obras das unidades de internação foi de R$4,8 milhões. 

Durante toda a reforma, o atendimento aos pacientes do HGG foi executado de forma reduzida, mas sem a paralisação dos atendimentos. O Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano – Idtech, instituição gestora do hospital desenvolveu estratégias para atingir a meta de produção estabelecida no Contrato de Gestão firmado com o Estado de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES/GO).


informações A Redação